PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
Somos a familia CENA

JB FM 99,7

JB FM 99,7
CLIQUE E OUÇA SUA MUSICA E INFORMAÇÃO

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇAO

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇAO
NAO DEIXE PARA ULTIMA HORA. MATRICULE-SE E ACOMPANHE SUA INSCRIÇAO!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Novas regras para salvar vítimas de parada cardiorrespiratória


Esqueça a respiração “boca a boca” e concentre-se na massagem cardíaca. Essa é uma das principais recomendações das “Novas Diretrizes Mundiais das Emergências de Ressuscitação após Parada Cardíaca”, divulgadas ontem em vários países.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a atualização do conhecimento médico sobre como evitar a morte de uma vítima de enfarte ou mal súbito prevê que o leigo peça a alguém para telefonar para o 192 e inicie imediatamente a compressão do peito.

Mais intensa e profunda do que a divulgada até então, a nova massagem cardíaca deve comprimir cem vezes por minuto o peito do paciente por pelo menos cinco centímetros (ou, no caso de crianças, quatro centímetros).

Veja o vídeo produzido pela American Heart Association que ensina como agir diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória








Segundo a SBC, estudos mostram que uma pessoa leiga pode se atrapalhar tentando fazer a massagem e a respiração “boca a boca”. Mais importante, segundo as novas diretrizes, é que ela faça as compressões e peça para alguém trazer o mais rápido possível um desfibrilador, hoje disponível em locais como estádios, aeroportos e shoppings.
A redação das novas diretrizes contou com a participação do cardiologista brasileiro Sérgio Timerman, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (Incor), junto com mais de 350 especialistas de 29 países:

— As novas diretrizes são mais simples e precisas. Essa preocupação indica claramente a grande importância que a população continua a ter como elo fundamental na sobrevida de pessoas acometidas de parada cardiorrespiratória.

Estima-se que 315 mil brasileiros morram de doenças cardiovasculares a cada ano. Para o presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães, é possível evitar metade dessas mortes, se o público leigo estiver preparado para fazer a compressão e usar o desfibrilador. A cada minuto de parada cardíaca, o paciente perde 10% da chance de sobreviver.
FONTE: Jornal Extra online, de 20/10/2010

Um comentário:

  1. Nooooossa, mt show...cuidar do coraçao nao tem idade. Mt legal.

    ResponderExcluir